• Email: contato@eletromecan.com.br

Projeto Agrofotovoltaico aumenta a eficiência do uso da terra

Um projeto piloto agrofotovoltaico (APV), perto do Lago de Constança, demonstrou que uma área que era designada para fotovoltaica ou fotossíntese, ou seja, para gerar eletricidade ou cultivar, pode ser utilizada para ambas atividades.
Durante um ano, o maior sistema APV na Alemanha está sendo testado na cooperativa agrícola Demeter Heggelbach. No projeto de demonstração “Agrofotovoltaico – Uso de Terra Eficiente de Recursos” (APV-Resola), os módulos solares para produção de eletricidade estão instalados diretamente acima de culturas que cobrem uma área de um terceiro hectare.

O sombreamento do módulo solar reduz o rendimento das culturas, mas o saldo total é positivo

Segundo Stephan Schindele (gerente de projetos de agrofotovoltaica do Fraunhofer ISE), “O resultado obtido no primeiro ano é totalmente um sucesso. O sistema mostrou ser adequado para a prática e custa como um pequeno sistema de telhado solar. A produção e culturas é suficientemente alta e pode ser vendida de forma rentável no mercado”.
Produção acima da média no arranjo solar
Utilizaram os módulos solares bifaciais 720, que produzem eletricidade solar tanto na parte da frente quanto na parte de trás dos módulos fotovoltaicos, através da radiação solar refletida.
O sistema instalado tem uma potência de 194 quilowatts, podendo assim fornecer eletricidade para 62 casas de quatro pessoas. Durante o primeiro ano, a matriz fotovoltaica produziu eletricidade de 1266 quilowatts-hora por quilowatt instalado, ou seja, um terço do que o valor médio de 950kWh/kW na Alemanha.
Cerca de 40% da eletricidade produzida na fazendo foi usada diretamente para carregar os veículos elétricos e processar as colheitas colhidas.
Thomas Schmid e os outros agricultores de Demeter querem aumentar o seu autoconsumo até 70%, otimizando o comportamento de consumo e instalando um sistema de armazenamento de eletricidade.
A eletricidade PV excedente é alimentada na Elektrizitätswerke Schönau, uma empresa de serviços elétricos com base em energia 100% renovável e parceira no projeto.

Agrophotovoltaik-Pilotanlage auf dem Gelände der Demeter-Hofgemeinschaft in Heggelbach. ©Fraunhofer ISE
The agrophotovoltaics (APV) pilot plant located in Heggelbach near Lake Constance couples the production of electricity and food crops. ©Fraunhofer ISE

Para ler mais sobre esse projeto você pode acessar ao site FRAUNHOFER:
https://www.ise.fraunhofer.de/en/press-media/press-releases/2017/harvesting-the-sun-for-power-and-produce-agrophotovoltaics-increases-the-land-use-efficiency-by-over-60-percent.html

About the Author
Claudio