• Email: contato@eletromecan.com.br

Energia fotovoltaica melhora as condições na região amazônica do Xingu

Imagem mostra região amazônica

Energia fotovoltaica melhora as condições na região amazônica do Xingu

No último ano, 70 sistemas solares foram instalados em alguma aldeias da região amazônica do Xingu. Antes, quase todo o território amazônico eram abastecidos por meio de geradores a diesel ou a gasolina, que além de serem considerados uma opção barulhenta e cara, também poluem muito o meio ambiente, que foram substituídos pelos sistemas fotovoltaicos.

Uma das maiores preocupações em fazer essa troca na geração de energia foi referente a saúde, em como manter a refrigeração de vacinas. Assim, mapearam algumas aldeias para definir uma estratégia de transporte de vacinas ao longo do território.

Segundo o estudo feito pelo  Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), 53% dos indígenas que receberam a energia solar, revelaram que se sentem muito mais seguros no atendimento médico de urgência. E 43% das aldeias com energia fotovoltaica passaram a oferecer ensino no período noturno também. Além disso, outra vantagem foi o fim dos barulhos que os geradores antigos causavam, segundo o líder indígena Wareaiup Kaiabi, da Associação Terra Indígena do Xingu (Atix), esses barulhos incomodavam imensamente toda a tribo.

About the Author
Elmadmin